O ano mal começou e a primeira semana de moda já passou! As coleções masculinas já foram apresentadas na semana de Milão e hoje vamos dar uma olhadinha na beleza criada para compor o visual deles na passarela.
Óbvio que eu não poderia fazer isso sozinha, então chamei um profissional incrível, criativo, talentoso e que arrasa quando o assunto é criação de looks para as passarelas. Estou falando do William Anselmo, um super profissional de beleza e Sebastian Icon. Ele que vai analisar as belezas dos desfiles masculinos e nos contar o que os homens mais modernos vão querer fazer nos seus cabelos nos próximos meses.









GBN: Will, quais são as principais tendências de beleza que você pode pontuar olhando os desfiles masculinos da Milão Fashion Week outono e inverno 2025?
William Anselmo: O que eu pude observar nos desfiles de Milão foi a diversidade dos cabelos. Sejam nos curtos super texturizados, né? E que eles estão super em alta...Até os mais longos, mas sempre buscando mais naturalidade em alguns cabelos, principalmente os cabelos texturizados. Os cabelos com textura, alguns foram buscar naturalidade. Um cabelo sem muito peso, sem muito produto. Alguns cabelos, eles trabalharam com o efeito wet-hair, com o cabelo molhado, mas mais penteados clássicos. O que era molhado não era rígido, era apenas com um produto que realçava o brilho. E o que eu pude observar foi o volume dos cabelos, né? Muito volume, os cabelos com bastante volume.É uma grande aposta agora para as próximas estações. A gente vê os homens com os cabelos mais longos, cabelos mais volumosos, e não com muito produto, né? Sem aquele gel, aquele produto que deixa o cabelo duro, um cabelo que esbanje e que esboce naturalidade para o homem. Nós vamos ver também, como nós vimos nos desfiles de Milão, alguns cabelos com um toque suave de cor. Então alguns homens vão fazer algumas colorações do cabelo também para dar uma leve clareada, uma leve reajustada no tom do cabelo para misturar com o seu tom natural. Penteados mais retrô, com aquele efeito mais cheio nas laterais sem ser tão raspado né a máquina eu vejo que a máquina para os próximos anos ela vai perdendo cada vez mais a sua posição ali e agora os cabelos mais naturais e com volumes eles vão alcançando cada vez mais as passarelas, os editoriais, a moda, né? A moda masculina como um todo. A gente vai vendo um cenário sendo mudado e sendo moldado, né?Daqueles cabelos que a gente ficou bastante tempo, até pouco tempo, usando aqueles cabelos super raspados com máquina, aquele undercut, aqueles cabelos super desenhados, a gente vai acabar não tendo tantos, não sendo pedido tantos mais desses e sendo cabelos que esboçam mais naturalidade e mais frescor ali pro dia a dia do homem. Com isso ele vai ficar mais chique, vai ficar com um aspecto natural beauty, muito mais bonito.






GBN: Você faz a direção criativa de alguns desfiles, né? Explica pra gente como essas belezas são criadas e produzidas.
William Anselmo: Sim, eu faço parte da direção criativa da Sebastian, sendo embaixador. E também para alguns desfiles do São Paulo Fashion Week, eu também desenvolvo e faço a beleza. Um deles é o Silvério. A gente começa, basicamente, quando termina uma edição, seja edição de inverno ou edição de verão, a gente termina o desfile já pensando no próximo. E o que a gente faz, eu e o estilista? O estilista, ele manda para mim, ele tem todas as ideias, então ele manda para mim o que ele vai soltar para aquela temporada, qual a ideia, a inspiração para aquele desfile, se ele está sendo inspirado em alguma figura popular, toda vez é isso, ele monta um croqui, e desse croqui eu começo a desenvolver a primeira ideia, temos várias reuniões, lógico, nesse intervalo de tempo presencial e online, que unem a moda, a make e o cabelo a gente começa inicialmente com uma ideia de cabelo e muitas vezes no meio do caminho isso vai mudando e vai se moldando de repente quando a gente vai ver lá na frente modificou muito, mas que foi pegando um complemento de uma pessoa uma ideia da maquiadora uma ideia minha, uma ideia do stylist, e a gente foi colocando e fazendo testes em modelos não é sempre que vão todos os cabelos iguais mesmo porque a gente respeita muito a diversidade de cabelo e de modelos que a gente tem num desfile. Então, a gente tem que ter todo esse cuidado e essa generosidade para respeitar as pessoas, respeitar os modelos e entregar um trabalho incrível para o público engajar e comprar aquele produto que a gente está ali oferecendo, que é a roupa, né? Ali a gente já não trata de cabelo. O cabelo não vem antes, o que vem antes é a roupa. Só que a gente tem que fazer toda essa combinação pra se encaixar e ficar belo aos olhos. As pessoas, elas veem só o final e veem um desfile, às vezes, que dura 15 minutos e falam, uau! E as pessoas acham, às vezes, que, putz, que lindo! E não imagino o trabalho que deu por trás de toda a construção, né? de toda a equipe que faz parte, desde fotografia, desenhista, costureira, a gente trabalha junto com todos ali no desenvolvimento da beleza do desfile.
GBN: Agora, trazendo para a realidade do dia a dia dos homens brasileiros, como esses visuais que a gente vê nas passarelas vão se traduzir nos cortes e nos stylings dos cabelos?
William Anselmo: Eu vejo que, é como eu falei, vão ser cabelos com muita naturalidade. Então, o cliente vai entrar no salão, na sua barbearia de costume, ele não vai mais pedir para passar a máquina. Agora, a gente vai ver muitos mais cortes com técnicas de precisão, com tesoura. Cabelos mais longos, não tão raspados, não tão... Podem ser curtos, mas não tão marcados. Algo que esboce, como eu falei, naturalidade. E creio eu que os homens vão ficar com ar de mais flow sabe? Uma beleza mais leve, uma beleza mais bonita mais chique, e eu vejo nesse desfile de Milão nessa semana de moda muita personalidade, então cada cabelo ele vai ali refletir muita personalidade de cada homem né e para o Brasil isso é fantástico porque a gente tem uma diversidade maravilhosa de cabelo. Tanto para o crespo, quanto para o cacheado, tanto para o liso, tanto para o cabelo mediano, para um cabelo longo, para um cabelo curto. A gente vai conseguir que reflita a personalidade daquele homem.
E aí eu tenho uma dica de alguns produtos que podem ser utilizados para criar esses stylings. Para criar cabelos wet hair, para cabelos masculinos, que fica super bonito, com os fios mais longos ou médios, eu indico o Potion 9 com a mistura de Dark Oil. Você misturar três pumps de Potion 9 com três pumps de Dark Oil. Ali você vai conseguir uma leve fixação sem deixar os cabelos duros e um brilho por mais tempo, um brilho bonito, chique, sem melar o cabelo. Fica incrível, fica lindo.
Para aqueles cabelos mais bagunçados, com uma franja mais desconstruída ou ele mais arrepiado, assim, bagunçado, sabe? Algo mais natural, eu indico a Craft Clay, que é a nossa cera mate, a base de argila, que ele vai dar fixação sem deixar duro o cabelo, dando naturalidade por ser uma cera mate, não tem brilho.
E também o Textury Maker de Sebastian, que é o nosso texturizador à base de cristais de sal, que ele vai dar volume para os cabelos e vai dar aquele frizz bonito, aquele frizz feito, sabe? É um frizz fake, não aquele frizz de cabelo desarrumado, desalinhado. Ele vai ficar um cabelo natural, arrumado, bonito, beauty.
Você anotou tudo? Eu já passei para o meu marido ficar ainda mais lindo esse ano.
Compartilha você também!
Share this post